Vou iniciar uma série de artigos sobre os sabotadores. A cada semana vamos falar de um. Ao todo são 10 sabotadores e com certeza você vai se enxergar em um, ou até em vários.

Mais importante do que conhecer todos, é você saber reconhece-los em você e como vai conseguir “domá-los”.

Sabotadores são inimigos internos. São um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham contra o que é melhor para você.

Ao ler esta definição, com certeza você já está pensando: “Como eu posso ter na minha mente um inimigo interno, que me sabota e impende que eu alcance os meus objetivo. Isso é a maior idiotice do mundo.”

E foi exatamente isso que eu falei para a minha esposa, quando ela me disse pela primeira vez eu me auto sabotava.

Na hora eu falei para ela que não fazia o menor sentido. Quase deu separação. Enfim, não acreditei, não aceitei, para mim era muito claro, minha mente foi feita para eu alcançar o meus objetivos e não o contrário.

Mas aquilo ficou na minha mente e conforme os dias iam passando, eu percebia acontecimentos que me faziam relembrar a fala dela. E eu comecei a enxergar que o que ela tinha falado, fazia certo sentido. Mas eu não me dei por vencido, comecei a ler e estudar. Quanto mais eu lia e estudava, mas eu tinha a certeza: EU ME SABOTAVA e, detalhe, eu não tinha UM SABOTADOR, eu tinha vários. Foi então que eu percebi que eu estava estagnado na vida porque eles estavam conseguindo me deixar parado.

Meus amigos, este foi o primeiro dia da minha mudança, da minha tomada de consciência.

Eu entendi que eu:

– Não era do dono da verdade absoluta;

– Minhas verdades não eram nada além do que minhas próprias verdades e que só faziam sentido para mim;

– Que verdade absoluta não existe;

– O quanto eu era egoísta, prepotente e arrogante em acreditar que o meu conhecimento estava acima do conhecimento das outras pessoas;

– O quanto eu acredita que algo não era verdade só porque não tinha um artigo cientifico que comprovasse aquilo;

– Percebi que a realidade está aos olhos de todo mundo, afinal não precisa ler artigo científico para saber que fogo queima.

Hoje eu tenho consciência dos meus sabotadores, aprendi a lidar com eles e luto contra eles todos os dias, pois eles estão presentes em todas as áreas da nossa vida, o tempo todo.

Então. Na sexta-feira que vem, se prepare, vamos iniciar nossa jornada pelos 10 TIPOS DE SABOTADORES. Até lá!