ÚLTIMO DIA da jornada pelos 10 SABOTADORES!

Hoje é o último dia da nossa jornada pelos 10 sabotadores e, como havia dito nos meus posts anteriores, os sabotadores são um fenômeno universal, desenvolvidos desde a infância para sobrevivermos às ameaças físicas e emocionais, portanto, quando nos tornamos adultos eles não são mais necessários, mas foram aprendidos e instalados, por isso, continuam ativos como habitantes invisíveis da nossa mente e, em geral, nem sabemos que existem e é ai que mora o grande perigo.

Faltam apenas 2 sabotadores para completarmos os 10, então eu lhe apresento:

8. O controlador

Seria o sabotador daquele que gosta de comandar tudo e a todos, pois ter o controle é onde está sua zona de conforto, afinal controlar situação e dirigir as ações das pessoas o possibilita de impor sua vontade e sua verdade absoluta. A grande mentira dessa sabotador é que, estar no controle garante os melhores resultados das pessoas ao seu redor, quando, na verdade, o sujeito tende a gerar alta ansiedade, impaciência, ressentimento e, por não dar espaço à autonomia, o sujeito acaba impedindo o exercício e desenvolvimento da capacidade das pessoas com as quais convive.

9. O esquivo

Brinco que esse é o famoso “Bagre ensaboado”, pois se trata daquele indivíduo que está sempre “escorregando” ou fugindo das suas responsabilidades ou de situações desagradáveis, mantendo-se em uma realidade de procrastinação e esquiva. A grande mentira desse sabotador é que, dessa maneira, o sujeito resolve seus conflitos sem precisar encará-los, mas, ao contrário disso, a realidade é que, os conflitos e os problemas só vão crescendo até explodirem.

E esses concluem os 10 Sabotadores, espero que tenham sido 5 dias de muito aprendizado. Acredito que você já tenha conseguido identificar pelo menos 1 sabotador em você mesmo e repito que, é a partir disso, ou seja, da sua tomada de consciência que a mudança acontece e você se fortalece para ir além e alcançar todas as coisas que quer e merece. Reforço que é esse o grande objetivo por trás dessa jornada, pois desejo que todos os profissionais da saúde consigam crescer e se desenvolver cada vez mais!

BÔNUS

Como um bônus deixo como indicação o livro que inspirou a jornada pelos 10 SABOTADORES, do autor Shirzad Chamine, chamado Inteligência Positiva. Vale muito a pena ler, eu recomendo muito e afirmo que as conclusões desse autor sobre a Inteligência Positiva tem o poder de mudar e transformar vidas.

E deixo o TESTE DOS SABOTADORES, no qual você realiza um questionário e recebe um relatório seu, lhe dizendo quais são seus sabotadores. Vale muito a pena realizar e conferir também.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR O TESTE

Espero que tenha gostado! Se identificou algum sabotador comente aqui em baixo, quero saber dos seus resultados.

Até mais!