Marketing digital para aumentar o número de pacientes nas clínicas e consultórios de profissionais autônomos.

O uso das estratégias de marketing digital para profissionais que atuam na área da saúde tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Os recursos oferecidos  podem ser aplicados por fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, dentistas, entre muitos outros. Para muitos, o mundo do marketing ainda é terra desconhecida, apesar de ser uma ferramenta muito utilizada mundialmente por diversos profissionais da saúde para a captação de novos pacientes.

É importante destacar que o marketing digital tem como principal objetivo atrair novos pacientes, fidelizar aqueles que se encontram na sua carteira e para desenvolver a imagem da clínica.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil de notícias, 76% da população brasileira se encontra nas redes sociais, (facebook e instagram), dentro delas, 47% dos usuários buscaram por serviços da saúde dentro das redes sociais. Mas o que isso tem a ver com a área de atuação do profissional? Tem tudo a ver, a pesquisa mostra que a população está buscando por profissionais que se encontram dentro do mundo digital. É muito mais fácil o paciente encontrar um profissional dentro das redes sociais do que esperar pelo conhecido marketing “boca a boca”, método esse, muito utilizado no passado, quando as pessoas não tinham acesso à internet. Os tempos mudaram e chegou a hora de entrar no marketing digital, pois quem está ficando de fora, as chances de falir em longo prazo são grandes.

Por isso, é fundamental que os profissionais da saúde estejam envolvidos com o marketing digital para serem encontrados por possíveis pacientes com maior facilidade.

Separamos algumas dicas para você iniciar seu planejamento de marketing. Acompanhe!

 

Definir o público-alvo

Mas o que é público-alvo?

São pessoas que têm interesse no serviço que você fornece e que, principalmente, residem na região em que a clínica está localizada.

A definição correta do público-alvo engloba muitas informações sobre hábitos de consumo, região que residem, escolaridade, gênero, idade, poder aquisitivo, dentre muitas informações relevantes para definição do público-alvo.

Quanto mais informações o profissional dispor e puder descobrir sobre seu público, mais chances de entender os desejos do paciente e criar um relacionamento mais próximo com ele, pois poderá criar estratégias assertivas e direcionadas, aumentando o número de atendimentos em sua clínica.

É importante destacar que este público-alvo está diretamente relacionado com os serviços que sua clínica oferece.

 

Definindo perfil do público-alvo

Para traçar o perfil do público-alvo, é feito através de uma série de pesquisas (você pode desenvolver durante a pré-consulta, ou anexada na ficha de anamnese) que envolvem fatores comportamentais e demográficos para indicar quais as características em comum dessas pessoas com a sua clínica, melhorando assim o foco do seu negócio.

As informações mais utilizadas para definir o público-alvo são:

  • Idade
  • Gênero
  • Escolaridade
  • Renda
  • Localização
  • Hobbies
  • Hábitos de consumo
  • Classe social

Após a definição do seu público-alvo, você já iniciou o primeiro passo para o Marketing da sua clínica, é através deste, que será iniciada a definição de persona ou avatar do seu paciente ideal, aquele que irá consumir os serviços oferecidos pela sua clínica.

 

Mas afinal, o que é persona/avatar?

Persona é a representação do seu potencial paciente, aquele que possui interesse em contratar, ou melhor, em realizar o tratamento que ele necessita em sua clínica.

Quanto mais informações o profissional dispor e puder descobrir sobre seu público, mais chances de entender os desejos do paciente e criar um relacionamento mais próximo com ele, pois poderá criar estratégias assertivas e direcionadas, aumentando o número de atendimentos em sua clínica.

 

Definindo minha persona

Através das informações do seu público-alvo o profissional irá iniciar a definição da persona, avaliando o número de homens e mulheres que ele já atendeu, dividindo-os por idade, localização e pelos tratamentos que estes buscaram na clínica. Após, é hora de “desenhar” a persona, juntar as informações do público-alvo e definir o avatar, lembre-se que ele é a representação do seu paciente ideal, aquele que possui interesse no seu serviço.

As informações mais utilizadas para definir a sua persona são:

  • Idade
  • Gênero
  • Escolaridade
  • Classe social
  • Estado civil
  • Hábitos
  • Sonhos
  • Dores
  • Como a sua clínica pode contribuir para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Com estas informações em mãos, você já definiu a sua persona e está com o primeiro passo para o marketing da sua clínica concluído, desta forma, a maneira como você abordará o seu paciente pelas redes sociais irá facilitar a sua comunicação, trazendo novos para lotar a sua agenda e fidelizando aqueles que já fazem parte da sua carteira de pacientes.

Investir em Marketing traz resultados positivos em curto prazo e você não precisa gastar mais de três dígitos para alcançar o seu paciente ideal, basta utilizar a sua persona para definir estratégias assertivas para as redes sociais e portais de buscas como o Google.

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Ficou com alguma dúvida? Assista o conteúdo da aula sobre o 1º passo para o Marketing da sua clínica.