Saiba que isso é muito comum dentro da fisioterapia ou de qualquer área da saúde.  A sazonalidade da agenda é algo muito comum, aqui no sul, por exemplo, no inverno, os pacientes não marcam consultas no período da manhã devido ao frio. Já no nordeste, Rio de Janeiro e outros estados, o número de pacientes cai, por exemplo, no carnaval, porque estes estados recebem muitos turistas neste período e consequentemente haverá trânsito, fazendo com que os pacientes não compareçam no dia e horário marcado.

Como manter sua agenda estável?

Antes de tudo, é primordial que você tenha um marketing ativo durante todo o ano para propagar a informação dos serviços e especialidades que a sua clínica oferece para o público-alvo.  Vale lembrar que mesmo com uma estratégia ativa, a oscilação pode acontecer. Por isso eu vou te ensinar alguns passos que eu utilizo nas minhas clínicas quando o número de pacientes reduz na minha agenda.

Explorando pacientes antigos…
Sabe aquele paciente que passou pela sua clínica nos últimos 6 ou 12 meses? Pois é, você ou sua secretária pode gravar um vídeo ou uma mensagem de áudio explicando a importância do tratamento preventivo e convide esses pacientes para retornarem a sua clínica para fazer uma avaliação e saber se está tudo bem com a saúde deles. Se você enviar por exemplo, 1000 mensagens a probabilidade de  atrair 100 pacientes para a sua agenda é muito alta.

Além de você demonstrar na percepção do paciente uma certa preocupação, ele se sentirá importante e, aumentará a identificação dele com você, pois quantas vezes você recebeu uma mensagem de vídeo ou áudio do seu fisioterapeuta o convidando para uma avaliação pra saber se está tudo bem com a sua saúde?

Certamente poucas ou nunca não é mesmo?

 

Lembre-se: essa estratégia é utilizada somente em casos de emergência, naqueles casos em que sua agenda está vazia…