Olá! Tudo certo?

No post de hoje minha intenção é melhorar sua relação com a sua agenda!

Ela é só um amontoado de papel cheio de datas ou representa bem mais do que isso para você? O que sua agenda significa para sua clínica? Já parou para pensar que está nela a chave do seu negócio? Muitos profissionais não dão a devida importância que a agenda tem.

Gerenciá-la não é simplesmente marcar o paciente naquele horário, ligar para ele avisando que tem espaço disponível. Profissionais liberais como nós que prestamos serviços na área da saúde dependem da agenda, da boa organização dela. E o que você está fazendo pela sua?! Você está assim, só no automático?

Ou está pensando em estratégias para manter os horários sempre preenchidos?

Para te ajudar, reuni aqui as 4 principais dicas para você ter uma agenda cheia e mantê-la dessa forma. Vamos lá?

1 – Aprenda a se comunicar com seu cliente

Conta MUITO a maneira como você se comunica com seu cliente. E aqui estamos falando sobre duas formas de comunicação: verbal e não verbal. Hoje nós apostamos muito nossas fichas na comunicação verbal, que é como a gente fala, qual discurso a gente usa com o cliente.

Mas esquecemos de cuidar da comunicação não verbal e ela é ainda mais importante. Preste atenção e zele pela maneira como você se comunica quando não está dizendo nada. Cuide da sua postura, do seu comportamento, dos sinais que você dá. Eles também são importantes critérios que podem levar seu cliente a confiar mais ou a desistir de você.

2 – Utilize corretamente as ferramentas de marketing digital

Que tipo de material você está produzindo para o seu cliente? Qual conteúdo você está fornecendo para ele? Pare um pouco e analise suas redes sociais: é um conteúdo estimulante, que instiga o seguidor a buscar por você? Ou é um conteúdo aleatório, fotos e vídeos de festas, viagens que não agregam nada à vida do cliente?

Não subestime o poder do marketing digital: é algo vital para a sobrevivência do seu negócio. Mas mais do que simplesmente ter essas ferramentas, é preciso saber usá-las da maneira correta. Existem normas, legislação para isso! É fundamental saber fazer, porque o marketing mal feito se vira contra você, dá pólvora para o seu concorrente e tira o brilho da tua própria campanha.

3 – Aprenda a dar valor ao seu serviço

Você está colocando preço ou valor no seu atendimento? Você sabe a diferença? Preço é algo racional, valor é emocional. Você já deve ter escutado que nós temos que vender na emoção. Existem estratégias pra você mostrar ao seu cliente o valor que tem o teu serviço. Inclusive, aqui no blog tem um post específico sobre isso!

4 – Tenha uma estratégia operacional para sua agenda

Essa é cereja do bolo. Sua agenda é seu book de clientes. Pense melhor sobre como ela está sendo operacionalizada: quem controla sua agenda? Você ou sua secretária? Ela foi treinada para operar sua agenda? Se não, você está matando o seu negócio! É preciso conhecer sobre gerenciamento de agenda para poder usar essa ferramenta que é a mais importante da sua clínica!

Se você quer ter resultados de gente grande, sua equipe tem que ser uma equipe de gente grande! Não se satisfaça com o bom. Busque sempre a excelência. Se você considera que sua clínica está bem, significa que você está numa zona de conforto. A sua clínica não tem que ser boa, ela tem que ser a melhor!

Se não, em 5 anos ela corre o risco de ser tirada do mercado, já que as pessoas que estão chegando agora tem uma facilidade muito grande em lidar com a mídia, as redes sociais e estão muito ligadas nas coisas mais modernas, então elas têm as ferramentas para passar em cima da gente com um rolo compressor! E precisamos AGIR e não ficar só assistindo isso acontecer!

Então, para finalizar, faça um exercício:

Reflita sobre o propósito do seu negócio, sobre o grande motivo dele existir. Pense no que te move, naquilo que faz você acordar todas as manhãs. Responda: qual é a sua inspiração? Compreenda que o que determina o teu crescimento não é o teu conhecimento técnico, mas sim como você lida com o “PORQUÊ” da sua clínica.

Espero que as dicas tenham feito você pensar e que as coloque em prática a partir de agora.

Aplique-as e me conte como foi 😉

Para aprofundar seus conhecimentos, acompanhe meu canal no Youtube!

Até mais!