3º dia da nossa jornada pelos 10 SABOTADORES!

Acredito que agora todos vocês já sabem o que são os sabotadores e como eles podem influenciar nossa tomada de decisões, nossos comportamentos e todos os aspectos da nossa vida e, portanto, eu te lancei a missão de descobrir quais são os SEUS sabotadores, para que você possa reconhecê-los e dominá-los.

Já vimos até agora 4 sabotadores, o crítico, o insistente, o prestativo e o hiper-realizador. Conseguiu identificar um ou vários desses em você? Se sim, parabéns, você já deu o primeiro e grande passo para vencê-los. Se não, hoje vamos continuar nossa jornada pelos 10 sabotadores e eu lhe apresentarei mais dois deles.

  1. A vítima

Na minha profissão o sabotador que impera é a vitimização, com discursos sobre o pagamento baixo dos planos de saúde, sobre como a Fisioterapia não ganha o reconhecimento que merece, sobre como os pacientes não querem pagar o valor da sessão, culpabilizando somente a profissão e esse são discursos poderosos, pois eles te afirmam que a responsabilidade não é sua e que não é você que tem que agir, uma vez que, a profissão é ruim então o sujeito vai ter que se contentar com o que tem e como que recebe.

Assim, a Vítima faz o sujeito se martirizar e, portanto, desperdiçar toda a sua energia mental e emocional em desculpas para justificar sua situação, o que lhe impede de transcender e sair do lugar, além de frustrar e culpar os outros ao seu redor.

  1. O hiper-racional

Sabe aquela pessoa explosiva ou que fica nervosa com facilidade, o que faz com que todos tenham medo de chegar perto ou iniciar uma conversa? É uma maneira de se sabotar, de manter os outros afastados pela intimidação, pois o Hiper-racional faz com que o sujeito seja impaciente com as emoções das pessoas e as veja como indignas de muito tempo e consideração.

São as pessoas vistas como frias e distantes, com um sabotador que as limita em sua profundidade e flexibilidade em relacionamentos do trabalho e da vida pessoal, pois ele as faz acreditar que a racionalidade é a mais importante e útil das inteligências.

 

Lembrando que, os Sabotadores moram na sua razão e, portanto, eles sempre terão razão, ou seja, sempre te convencerão daquilo que “falam” para você, mesmo que seja algo que irá te prejudicar e te impedir de superar suas dificuldades e comportamentos ruins.

Continue me acompanhando nessa jornada, saia da sua zona de conforto e da paralisação! Semana que vem eu volto com o sétimo e o oitavo sabotador e conto com a sua leitura. Até mais.